Remodelação da Alameda dos Oceanos Sul

2019-2021 espaço público Lisboa

A remodelação da Alameda dos Oceanos Sul prevê a instalação de uma nova pista ciclável, adequada à matriz de espaço público que caracteriza o ambiente urbano do Parque das Nações, unificando-se assim os vários troços de ciclovia existentes.

 

Esta intervenção fomenta uma cidade coesa e inclusiva, na qual os peões, o transporte público e os modos de locomoção suave favorecem a sustentabilidade em ambiente urbano.

A nova pista, perfazendo cerca de 1200 metros, nasce num anel ciclável em espaço conquistado à circulação automóvel na Rotunda da Argentina, junto ao Pavilhão do Conhecimento.

 

O separador central da alameda é alargado ao longo das vias dedicadas ao encostamento às paragens de autocarros, garantindo o abrandamento do trânsito automóvel na aproximação ao anel ciclável.

 

A pista segue para sul, no alinhamento da arborização e da iluminação pública existente, contornando a Torre da Galp e a intervenção da Porta do Mar, avançando até à Avenida Marechal Gomes da Costa.

A remodelação do espaço público inerente à instalação da nova pista ciclável é concebida de acordo com o Manual de Espaço Público editado pela Câmara Municipal de Lisboa, incluindo pista pintada sobre pavimento betuminoso, redesenho de novas passadeiras para peões, rebaixamento de lancis, molduras de contraste em betão branco desativado, guias de encaminhamento e faixas de alerta.

 

Finalmente, adequa-se a sinalização horizontal e vertical, reestrutura-se a rede geral de infraestruturas e completa-se a plantação de espécies arbóreas e arbustivas em caldeiras existentes e propostas.

Remodelação da Alameda dos Oceanos Sul

2019-2021 — Espaço público — Lisboa

Cliente

CML DMM DEPM

 

Arquitetura

Tiago Farinha

Coordenação

Diogo d’Orey (CML)

 

Fotografia

Rui Telmo Romão