Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (em obra)

2020-2025 equipamento social Palmela

Esta nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) em Palmela pretende assegurar os serviços de cuidado associados a um envelhecimento ativo, focando também a sua intervenção no tratamento de pessoas com a doença de Alzheimer. Regendo a sua organização e funcionamento segundo os objetivos delineados pela Fundação COI, e cultivando um ambiente aprazível, intuitivo e familiar, o edifício é organizado num só piso, destinado a um máximo de quarenta e cinco residentes.

Dispondo de três entradas (principal, de pessoal e de cargas e descargas), o edifício organiza-se em dois corpos funcionais: o corpo de serviços e o corpo de alojamentos. O corpo de serviços contempla as áreas de refeições, convívio, atividades, ginásio e instalações sanitárias de apoio, assim como as instalações reservadas ao pessoal. Por sua vez, o corpo de alojamentos integra dois apartamentos T1, sete quartos individuais, cinco quartos duplos, e um conjunto de doze quartos duplos destinados a idosos com demência. Neste corpo constam ainda as áreas de direção, administração e serviços técnicos, bem como um gabinete médico, de enfermagem, banho geriátrico e sala de terapia. Junto ao vestíbulo que articula os dois corpos funcionais localiza-se um espaço ecuménico (sala de silêncio) e uma casa mortuária com um pátio exterior.

Promove-se a resiliência passiva do edifício e a construção de uma atmosfera intimista, privilegia-se o tom terracota natural nos paramentos exteriores e na cobertura em telha. Finalmente, e atendendo à importância dos estímulos sensoriais no contacto com a natureza, cria-se uma orla composta por espécies arbóreas e arbustivas autóctones, abrindo ainda o sistema de vistas a sul ao panorama da Serra do Louro e da Serra de São Luís.

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (em obra)
2020-2025 — Equipamento social — Palmela

Cliente

Fundação COI

 

Arquitetura

Tiago Farinha e Karolinne Alves

 

Engenharia

Prodetail, Engiprior e Engipinhal

 

Construção

CIP

Fiscalização

Rioboco

 

CGI

António Damásio

 

Fotografia

Nuno Almendra e Rui Telmo Romão