Equipamento de Habitação Colaborativa (em obra)

2022-2025 equipamento social Palmela

O conjunto de habitação colaborativa em construção na Quinta do Anjo, Palmela, integra um novo programa de caráter residencial financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR Portugal 2030). Assente num modelo comunitário, a habitação colaborativa organiza-se em unidades habitacionais independentes, com espaços de utilização comum e serviços de apoio partilhados, promovendo a interação coletiva, a intergeracionalidade e a inclusão social dos residentes.

O programa de vinte habitações organiza-se em três edifícios de moradia em banda, com tipologia T0, T1 e T2 que conformam um espaço exterior de jardim e horta comunitária. Em dois edifícios complementares são integrados alguns espaços comuns, designadamente uma lavandaria self-service e uma copa que objetivam a autonomia dos utentes. De modo a assegurar o bem estar individual e comunitário, incluem-se também instalações complementares como área técnica/vigilante, gabinete de enfermagem e espaços técnicos de serviço.

Tal como no interior, procura-se no exterior um ambiente estimulante e acolhedor, composto por diferentes espaços de atividade, recreio e lazer no qual a circulação é assegurada por um percurso pedonal acessível, universal e que garante igualmente a passagem circunstancial de veículos.

 

Finalmente, preconiza-se a utilização de um sistema construtivo económico, durável e de fácil manutenção, com desempenho energético NZEB21.

Equipamento de Habitação Colaborativa (em obra)

2022/2025 — Equipamento social — Palmela

Cliente

Fundação COI

 

Arquitetura

Tiago Farinha e Karolinne Alves

 

Engenharia

Beamlifter, Engiprior e Engipinhal

 

Construção

CIP

Fiscalização

Rioboco

 

CGI

D22 – Nuno Marques

 

Fotografia

Nuno Almendra