Conjunto Habitacional de Alfazina (concurso)

2020-2021 habitação pública Almada

O Conjunto Habitacional de Alfazina é desenvolvido em resposta ao enunciado de um concurso promovido pelo IHRU, integrado no Projeto Habitacional de Almada Poente. Privilegia-se o desenho de uma arquitetura de cidade, adequado à consolidação da malha urbana existente, procurando um sentido de unidade entre o espaço privado, o espaço público e a paisagem envolvente.

O espaço privado da habitação decorre de um sistema de modulação que se repete nos dez lotes previstos. Desta forma, responde-se a uma carência habitacional concreta e assegura-se um custo de construção controlado. Concentra-se também o estacionamento automóvel em cave semienterrada, por forma a libertar o máximo possível de espaço público exterior.
O espaço público, englobando a rua, a praça e a travessa, assenta num modelo de mobilidade urbana sustentável que promove o encontro entre pessoas tanto nos percursos pedonais e cicláveis, como nas áreas de permanência e em áreas lúdicas. Por fim, o espaço sensorial da paisagem cultiva-se através da inclusão de espaços verdes e de hortas urbanas. Prevendo a utilização coletiva e comunitária, estes espaços assentam na biodiversidade e fomentam a continuidade entre o espaço urbano e o natural.

Conjunto Habitacional de Alfazina (concurso)

2020-2021 — Habitação pública — Almada

Cliente

IHRU

 

Arquitetura

Tiago Farinha, Maria Inês da Costa, Sofia Reis e Karolinne Alves

 

Arquitetura paisagista

Mariana Rebelo de Andrade e Marta Palha

 

Engenharia

NeoGET

CGI

António Damásio

 

Design de comunicação

Vivóeusébio

 

Fotografia

Rui Telmo Romão