Colégio Mira Rio Telheiras (concurso)

2012 edifício público Lisboa

O projeto para as novas instalações do Colégio Mira Rio em Telheiras, Lisboa, decorre de um concurso promovido pela SOCEI. Tendo em conta a remodelação das instalações conventuais pré-existentes e a ampliação das mesmas num novo edifício, opta-se pelo desenho de um sistema arquitetónico com três claustros, dominantemente horizontal e organizado em três níveis.
O nível intermédio, correspondente ao piso zero do colégio, reúne a entrada principal e o setor destinado ao 1º ciclo, contemplando a capela, a biblioteca, a sala multiusos e o refeitório. O nível inferior, acolhendo o setor destinado à creche e ao ensino pré-escolar, inclui a cozinha e respetivos serviços de apoio, bem como o setor de desporto coberto e áreas extracurriculares. Já o nível superior, ligado ao primeiro piso do convento, destina-se aos setores de 2º e 3º ciclos e ensino secundário, abrangendo também o laboratório e salas especiais.
Atenta-se na durabilidade, na resistência e na eficiência energética da construção, e otimiza-se o espaço exterior útil destinado ao recreio, visualmente aberto à paisagem envolvente, fomentando a harmonia do Colégio com o seu redor.

Colégio Mira Rio Telheiras (concurso)

2012 — Edifício público — Lisboa

Cliente

SOCEI

 

Arquitetura

Moisés Rosa, Karolinne Alves e Tiago Farinha

 

Arquitetura paisagista

Bound

Engenharia

Factorial

 

CGI

OnStudio