Casa em Belém

2020-... habitação unifamiliar Lisboa

O edifício, localizado na Rua 7 do Bairro Novo de Belém, é alvo de uma obra de ampliação lateral e altimétrica, transformando-se a habitação térrea existente num T2 com dois pisos. Este bairro de habitação económica vem sofrendo ampliações semelhantes e, nesse sentido, procura-se não só uma solução volumétrica e arquitetónica adequada, como também uma atmosfera coesa entre a casa e o jardim.

A entrada principal da casa faz-se lateralmente, ao nível do piso inferior, através de um recesso com um pequeno jardim. Este piso integra as salas de estar e jantar, conviventes com a cozinha aberta, e caracteriza-se pela espacialidade conferida por um pé-direito generoso. A tardoz, o pátio dispõe-se em três níveis com duas áreas permeáveis ajardinadas e uma zona pavimentada de lazer. O piso superior da casa é composto por duas suites com janela de sacada, sendo que a cobertura da garagem funciona também como terraço acessível ao nível do piso superior.

Procuram-se soluções de redução de consumo e eficiência energética, aliadas à exigência de qualidade e durabilidade da construção. Finalmente, tendo em consideração a diversidade da imagem urbana do bairro, opta-se pelo acabamento exterior da casa integralmente à cor branco.

Casa em Belém
2020-… — Habitação unifamiliar — Lisboa

Cliente

Privado

 

Arquitetura

Tiago Farinha e Karolinne Alves

Engenharia

Struere e Beamlifter

 

Fotografia

Arquivo Municipal de Lisboa