Edifício de habitação na Rua de São Boaventura
2009-2011 reabilitação urbana Lisboa
O edifício de habitação na Rua de São Boaventura em Lisboa é parte integrante da Área Crítica de Recuperação e Reconversão Urbanística do Bairro Alto e Bica. De construção atribuída ao século XVIII, este edifício divide-se em três frações independentes que se adaptam agora a uma fração quadruplex exclusivamente habitacional. Não obstante o estado de degradação do imóvel, opta-se por uma intervenção assente na convergência entre a herança histórica do bairro e a pertinência da linguagem arquitetónica contemporânea.
A entrada para a habitação é feita pelas duas portas existentes no piso térreo, onde se localiza a escada de acesso aos diferentes pisos, uma instalação sanitária social e um espaço amplo que poderá ser utilizado como escritório ou quarto de dormir. Na cave semienterrada localiza-se um pequeno T0, aberto sobre o logradouro. No piso 1, prevê-se um layout em open space, com iluminação a nascente e poente, onde se inclui o espaço da sala comum e cozinha, com acesso ao terraço, fazendo ainda uso da namoradeira existente. O piso 2 é o mais recatado e integra o quarto principal da casa, contemplando zona de dormir, espaço de vestir, espaço de trabalho e instalação sanitária, com compartimentação reduzida ao mínimo essencial, concentrada num volume sobre a escada.
Prevê-se ainda a recuperação e pintura da fachada principal do edifício, bem como a reconstrução da fachada tardoz. A caixilharia e as portadas são executadas em madeira, pintadas à cor branco. A cobertura do edifício, com novo desenho em mansarda, é revestida a zinco, recorrendo-se a uma construção seca, com estrutura mista de madeira e metal.
Edifício de habitação na Rua de São Boaventura
2009-2011 — Reabilitação urbana — Lisboa
Cliente
Privado
Arquitetura
Karolinne Alves, Tiago Farinha e Pedro Mira
(não construído)